1. Crie um projeto Eclipse chamado Lab1, e dentro da pasta src
desse projeto crie um arquivo Ola.java
e digite o seguinte código Java nele:
public class Ola {
public static int soma(int a, int b) {
return a + b;
}
public static void main(String[] args) {
System.out.println("A soma de 2 e 3 é: " + soma(2,3));
}
}
Execute o projeto e veja o resultado. Crie um scrapbook para esse projeto (um arquivo chamado scrapbook.jpage
e inspecione o resultado de algumas expressões. Escreva os seguintes trechos de código Java, selecione-os com o mouse e escolha “Inspect” no menu que aparece no clique do botão direito:
2 + 3
new Ola()
Ola.soma(2,3)
System.out.println(Ola.soma(2,3));
String a = "Olá";
String b = " Mundo";
return a + b;
Use esse mesmo projeto Eclipse para o resto dos exercícios desse laboratório.
2. Um programa de uma loja de carros precisa das seguintes informações sobre cada carro: o modelo, o preço, o consumo médio de combustível e se o carro é novo ou usado. Escreva uma classe Carro
que agrupe essas informações: seus atributos e seu construtor, depois crie e inspecione algumas instâncias de Carro
no scrapbook. Dica: use a operação File->New->Class
no menu do Eclipse.
3. Um programa para um agente imobiliário precisa guardar para cada imóvel a sua metragem, o número de quartos, o número de vagas de garagem, seu endereço, e os dados do proprietário atual. O endereço consiste do logradouro, do número, de um complemento e do bairro. Os dados do proprietário são seu nome e telefone. Modele esse problema como um conjunto de três classes, Imovel
, Endereco
e Proprietario
. Escreva as classes, seus campos e seus construtores.
4. Frogger era outro jogo da época do Atari em que um sapo tinha que atravessar uma auto-estrada sem ser atropelado pelos carros, depois atravessar um rio saltando em troncos e tartarugas que passavam sem se afogar. O jogador tinha um tempo determinado para fazer as travessias.
Modele as classes Sapo
e Carro
de uma versão simplificada de Frogger em que só existe a travessia da estrada com os carros. O sapo vai ser representado por um círculo e os carros por retângulos com tamanhos diferentes, e que podem se mover em direções diferentes e com velocidades diferentes. O sapo também tem um número de vidas.
O envio do Laboratório 1 deve ser junto com o Laboratório 2. Siga o link para instruções e prazos.
Última Atualização: 2016-01-31 15:51