Sobre o BCC
O Curso de Bacharelado em Ciência da Computação da UFRJ teve seu início em 1974, sendo um dos primeiros cursos de Computação do Brasil, e desde então já passou por quatro denominações. O curso foi reconhecido inicialmente pelo Conselho Federal de Educação em 10/01/1983 (Portaria Ministerial no 11), conforme publicação feita no Diário Oficial da União em 11/01/1983.
A primeira turma foi organizada no 1o semestre de 1974, com o nome de Bacharelado em Matemática (Modalidade Informática), recebendo mais tarde, em 1983, a denominação de Bacharelado em Matemática Aplicada (Modalidade Informática), por ocasião do reconhecimento pelo MEC. Em Junho de 1988, o Conselho Universitário da UFRJ aprovou a mudança para a denominação de Bacharelado em Informática. O Conselho Universitário da UFRJ aprovou a atual denominação de Bacharelado em Ciência da Computação em Junho de 2003, em atenção às Diretrizes Curriculares propostas ao MEC para a área de Computação e Informática.
Em Setembro de 2005, o curso foi submetido a um novo processo de avaliação pelo Ministério da Educação, com a finalidade de revalidar o reconhecimento já com a denominação atual de Bacharelado em Ciência da Computação. A Comissão Avaliadora do MEC recomendou o seu reconhecimento, atribuindo notas máximas a todos os quesitos.
Por ocasião da renovação do reconhecimento do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação em 2009, o projeto pedagógico e o currículo do Curso sofreram pequenos ajustes com o objetivo de adequá-los à Resolução no 2 de 18 de Junho de 2007 do Conselho Nacional de Educação.
Em Dezembro de 2020, o Conselho Universitário da UFRJ aprovou a criação do Instituto de Computação (Resolução CONSUNI nº 29 de 2020), que passou a ser responsável pelo Curso de Bacharelado em Ciência da Computação. A iniciativa da condução de um processo de reforma curricular evidencia o fortalecimento do envolvimento do corpo social deste recém criado instituto com o ensino de graduação.
Objetivos do Curso
O principal objetivo do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação é a formação de pessoal qualificado na área de Ciência da Computação para atender às demandas de profissionais de excelência nessa área, atualmente estratégica para o mercado, para a ciência e para o governo, não apenas do Rio de Janeiro, como do Brasil. Seguindo o propósito de um Bacharelado, o curso visa proporcionar uma formação generalista sólida de ampla visão da área, que possa sustentar a atuação profissional na prática de mercado, bem como permitir sua posterior especialização. Para isso, é essencial que se ofereça aos alunos uma formação de forte base teórica referente aos fundamentos da área de computação, bem como oportunidades de experimentar a relação teoria-prática e desenvolver a percepção de como os fundamentos sustentam as práticas e técnicas vigentes, bem como sua evolução. Vale ressaltar que aspectos ético-sociais também fazem parte da formação fundamental e sua relação com a prática profissional deve ser igualmente exercitada.
Perfil do Profissional
Entendemos que o bacharel da área de Ciência da Computação deve ter uma atuação crítica, ética, competente, colaborativa e relevante dentro de sua área. Para tal, o curso deve contribuir para a formação técnica, científica, e cidadã dos seus alunos.
O egresso do Curso de Bacharelado em Ciência da Computação deve ser:
- crítico e reflexivo acerca das questões técnicas, profissionais, sociais, legais, éticas, políticas e humanísticas de seu tempo;
- atento ao impacto da computação e suas tecnologias na sociedade e no ambiente;
- capaz de identificar e atuar em situações onde a computação possa contribuir para atender as demandas sociais e ambientais contemporâneas, bem como antecipar demandas futuras;
- colaborador criativo, competente e inovador com o desenvolvimento de sua área;
- atuante de forma empreendedora, abrangente e cooperativa no atendimento às demandas sociais da região onde atua, do Brasil e do mundo;
- eficiente e eficaz na utilização de recursos tecnológicos e computacionais de acordo com o contexto;
- racional, sensível e crítico, capaz de articular conhecimentos da sua área com conhecimentos de outras áreas para produzir visões, soluções, ou artefatos individualmente ou em equipe, para problemas complexos caracterizados por relações entre domínios distintos de conhecimento e de aplicação;
- consciente da importância do contínuo aprimoramento de suas competências técnicas e humanas; e
- ciente da importância da investigação científica e capacitado a promover a inovação e articular diferentes áreas de conhecimento.
Regulamentação Profissional e Denominações de Cursos Superiores
As atividades profissionais em Computação e Informática não são regulamentadas no Brasil. Essa situação reflete o reconhecimento de que esta área ainda experimenta transformações intensas na tecnologia e nas aplicações, estando o seu leque de atuação em contínua expansão.
Até a presente data jamais existiu currículo mínimo para os cursos de graduação plena na área de Computação e Informática, sendo que a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) extinguiu o conceito de currículo mínimo, passando os cursos superiores a ter como referência as Diretrizes Curriculares de cada área.
As Diretrizes Curriculares sugerem as denominações Bacharelado em Ciência da Computação e Engenharia da Computação, para os cursos de graduação que visam a formação de um egresso para atuar em Computação como atividade-fim, e a denominação Bacharelado em Sistemas de Informação para os cursos que visam a formação de um profissional para atuar em aplicações da Computação dentro de organizações (Computação como atividade-meio).
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