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Instituto de Computação
UFRJ

ProfComp

Apresentação

O Mestrado Profissional em Ensino de Computação para Educação Básica (PROFCOMP) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Ciência da Computação, em Rede Nacional, que segue o Programa Profissional para Professores da Educação Básica (PROEB/CAPES).

O programa é liderado pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e mais outras 16 Instituições Associadas, dentre as quais está a UFRJ, por meio do Instituto de Computação (IC-UFRJ). O curso foi reconhecido pela PORTARIA MEC Nº 213, de 20 de março de 2025.

Edital de seleção 2026

Inscrições de 1 a 31 de outubro de 2025.

Veja o edital completo no site da SBC: www.sbc.org.br/profcomp-sbc/

Informações complementares - Edital de Seleção 2026 - IC-UFRJ

Regulamento PROFCOMP IC-UFRJ

O Regulamento interno do PROFCOMP também está disponível: Regulamento PROFCOMP IC-UFRJ

Dias e horários de aulas previstos para 2026-1

Sexta-feira das 8h às 13h e Sábado das 9h às 13h, Cidade Universitária, Ilha do Fundão

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Disciplinas

As disciplinas obrigatórias estão organizadas em 4 grupos:

Básicas (BA)

Compreendem disciplinas para trabalhar o método científico, necessário não somente para pesquisa, mas para a realização de projetos escolares, enfatizando também questões éticas da pesquisa. As disciplinas de laboratório de prática docente visam fazer uma ligação entre os conhecimentos de Computação e a prática de ensino em sala de aula.

Pensamento Computacional (PC)

As disciplinas deste grupo visam desenvolver habilidades de resolução de problemas através da construção e automatização de algoritmos.

Mundo Digital (MD)

O objetivo deste grupo de disciplinas é a compreensão da estrutura e funcionamento de máquinas capazes de computar, bem como o entendimento de como se dá a distribuição da informação através das redes de computadores e a Internet, além de questões de segurança de sistemas computacionais.

Cultura Digital (CD)

Este grupo de disciplinas desenvolve habilidades relacionadas ao uso de tecnologias digitais, tanto do ponto de vista de proficiência nessas tecnologias quanto no seu uso consciente, ético e seguro.